as aldeias do xisto

As Aldeias do Xisto

as aldeias do xisto

Uma paisagem cultural única no Centro de Portugal. As Aldeias do Xisto são a porta de entrada para uma variada oferta de turismo e lazer em contacto com a natureza e com a cultura do território.

Unidades Territoriais

O território das Aldeias do Xisto está dividido em quatro Unidades Territoriais, refletindo as características geomorfológicas dessas unidades de paisagem, bem como as características arquitetónicas e as tipologias urbanísticas desse conjunto de aldeias. Apesar de o território ser predominantemente xistoso, impera também a diversidade dentro da rede.

Visitar e Usufruir

As Aldeias do Xisto são a porta de entrada para um território maravilhoso com uma variada oferta de turismo e lazer em íntimo contacto com a natureza e com as tradições culturais da região. Em todas as aldeias há percursos pedestres devidamente homologados. Os amantes da bicicleta vão ficar surpreendidos com a diversidade de trilhos de BTT e de estrada. No verão, a rede de praias fluviais permite momentos refrescantes e tranquilos nas mais puras águas do país. Nas Lojas Aldeias do Xisto encontrará produtos tradicionais e outros contemporâneos, que poderá apreciar enquanto saboreia um chá. Explore a nossa agenda de eventos, há sempre algo de surpreendente a acontecer por aqui. E, no fim do dia, aninhe-se num dos muitos alojamentos existentes nas aldeias. Ao acordar vai querer repetir tudo novamente.

Criar e aprender

As aldeias são escolas, espaços de aprendizagem onde ainda se faz pão, queijo, hortas, azeite, muros, casas e onde toda a paisagem é um livro. Nas Aldeias do Xisto cruzam-se estes saberes tácitos e tradicionais com o conhecimento científico, técnico e artístico, através de workshops, residências e projetos de imersão profunda no contexto dos lugares. O objetivo é gerar novos produtos e serviços, protótipos e experiências enriquecedores da capacidade de fazer, e promotores de novas ligações comerciais, estratégicas e afetivas com o mercado.

Viver e Investir

As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, têm conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País - um território para viver, investir e criar. Têm-no feito procurando sempre o que há de mais distintivo e genuíno na paisagem e nas comunidades, atraindo investimento e abrindo a porta a projetos que experimentem a partir da essência dos lugares. Defender e promover os ofícios artísticos, a investigação, a criatividade e a ousadia, a experimentação e a mudança de vida, em suma, a fixação de pessoas, projetos e investimento, tendo como base estes princípios representa a aposta das Aldeias do Xisto.

Uma agenda para toda a família, todo o ano

As aldeias do Xisto são um património cultural feito de pedras e pessoas, uma obra combinada entre o homem e a natureza onde podemos voltar a ser profundamente humanos, onde ainda é possível imaginar um futuro que troca o egocentrismo pelo ecocentrismo. Na nossa agenda de eventos, há experiências para todos durante todo o ano, com o mesmo denominador comum: juntar pessoas e unir diferentes visões do mundo, criar pontes entre ancestralidade e modernidade, estimular o desafio, a imersão e o contacto genuíno. Em suma, permitir que as dimensões verdadeiramente humanas do ser venham ao de cima e nos reconectemos connosco mesmos através de todos os sentidos e emoções.

O que são as Aldeias do Xisto

A Rede das Aldeias do Xisto é constituída por 27 aldeias do interior da Região Centro de Portugal e assume-se como um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. A missão da ADXTUR é gerar atratividade territorial, estimulando um desenvolvimento social e económico sustentável, integrado e participado. As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, têm conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País - um território para viver, investir e criar.

As Aldeias do Xisto têm vindo a qualificar a imagem externa de Portugal através da promoção de bens e serviços produzidos no interior do país e da afirmação de uma identidade eminentemente rural. Com um esforço coerente e consistente de comunicação, a ADXTUR criou uma espécie de nova identidade coletiva das aldeias, positiva, de futuro, inovadora. Partindo do turismo como principal setor de atividade para a concretização de uma visão conjunta, importa também atuar em áreas conexas para qualificar a oferta de bens e serviços, das quais se destacam a floresta, os produtos locais, as indústrias transformadoras, a mobilidade e a ação social.